Portal da Cidade Itatiba

IMPOSTO

Carnês do IPTU de Itatiba seguem em entrega pelos Correios

Itatibenses começaram a receber o carnê desde a última semana. 25/02 é a data de vencimento da primeira parcela (com ou sem desconto) ou da cota única.

Publicado em 20/01/2023 às 14:08

(Foto: Portal da Cidade Itatiba)

A entrega de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 de Itatiba foi iniciada na última semana pelos Correios. O vencimento da primeira parcela/cota única é para 25/02.

De acordo com a Prefeitura de Itatiba, quem optar em pagar parcela única ou em até seis vezes, terá desconto. 

A Parcela única, terá 5% de desconto e vencimento em 25/02/2023

Já com a opção de 6 parcelas mensais, 3% de desconto. As datas de vencimento são todos os dias 25 de cada mês, de fevereiro a julho/2023 (com pagamento mínimo de R$ 40,00 mensais)

Também há opção de 11 parcelas mensais, sem desconto. As datas de vencimento são todos os dias 25 de cada mês, de fevereiro a dezembro/2023 (também com pagamento mínimo de R$ 40,00 mensais)

Onde pagar?

O pagamento do IPTU 2023 será aceito nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.

A Secretaria de Finanças mantém uma Central de Informações para tirar outras dúvidas sobre IPTU: telefones 3183-0633 ou o (11) 93325-2565 (também é whatsapp e recebe mensagens de texto) de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Segunda via – passo a passo

Quem não receber o carnê do IPTU até 15/02 – ou já quiser se adiantar – pode fazer a impressão em casa da segunda via a partir do site da Prefeitura (itatiba.sp.gov.br), através do link disponível aqui.

Para gerar as guias, o contribuinte precisa informar o número de inscrição do imóvel, que pode ser consultado no carnê do ano anterior e clicar em pesquisar. O sistema trará o documento pronto para imprimir.

Segundo a Prefeitura, em caso de impossibilidade de acesso à internet, a partir de 15/02 o cidadão pode retirar pessoalmente o carnê na sede da Prefeitura (Avenida Luciano Consoline n° 600, Jardim De Lucca)

Isenção de IPTU

Aposentados e pensionistas, que atendam aos critérios mínimos, podem pedir isenção do pagamento de IPTU.

Por exemplo: Podem ficar isentos de pagar o imposto os aposentados ou pensionistas que ganham até três salários-mínimos e têm uma única propriedade em seu nome, desde que seja sua residência, tenha área do terreno de até 300 m2 e área construída de até 150 m2. Aposentados e pensionistas que receberam de 03 a 06 salários-mínimos (casal), pode conseguir isenção de 30%.

Neste momento está aberto o período para pedidos de isenção para o IPTU de 2024 – que segue até 31 de agosto deste ano. Os pedidos para o imposto de 2023 foram encerrados em agosto do ano passado.

Dicas importantes sobre seu IPTU

=> Para evitar extravio de carnê, mantenha seu endereço atualizado junto à Prefeitura.

=> Não receber o carnê não implica em prorrogação da data de vencimento. Por isso, é necessário que o contribuinte procure a Prefeitura para retirar seu carnê antes da data do vencimento.

=> Pagar o imposto depois do vencimento implicará juros, que serão aplicados sobre o valor principal.

=> Para mais informações, clique aqui 

Fonte:

Receba as notícias de Itatiba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário