Portal da Cidade Itatiba

CARNAVAL 2023

Demônios divulga marchinha: 'ComPortas abertas', para o desfile no Carnaval

“ComPortas Abertas - Uma inundação de alegria” é o tema do desfile de Carnaval do bloco Demônios que será na Praça da Bandeira na noite do dia 17/02.

Publicado em 24/01/2023 às 19:04
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Demônios)

O bloco carnavalesco Demônios Acadêmicos da Benjamin de Itatiba divulgou o tema do seu desfile para o Carnaval deste ano. O tradicional bloco de Itatiba apresentará nesta edição o tema “ComPortas Abertas -  Uma inundação de alegria”.

Os Demônios, como de costume, abrem as atrações do Carnaval itatibense e desfilam na Praça da Bandeira, na sexta-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, com concentração: a partir das 19h30, na rua Jorge Tibiriçá, em frente ao Itatiba Shopping. Segundo o bloco, o desfile será iniciado "por volta das nove e pouco da noite, logo após os eloquentes discursos do prefeito e secretários. Não precisa de inscrição. O bloco é vai quem quer. Basta uma fantasia e sua alegria", disse o bloco.

Para decorar: Escute o tema deste ano (aperte o play)

Confira a letra da Marchinha: "ComPortas abertas" 

Demônio de vermelho na rua

Esperando a picanha

Andando com a mula

Chuchu com cerveja faz mal

Saiu a matéria no Jornal Nacional

Esqueça qual é o teu lado

Não fique parado, pois é carnaval

Esqueça coisas do passado

Não fique brigado, pois é carnaval


Eu falo, digo e repito

Pelé que se foi, aquele era Mito

E se a comporta fechar

Demônio não tem a onde nadar

Então vamos aproveitar,

que no carnaval ainda dá pra gastar

Então vamos aproveitar,

que no carnaval ainda dá pra sambar

Compositores: Luiz Uchôa e Sérgio Uchôa

Músicos: Luiz Uchôa – violão e voz;

Sérgio Uchôa – baixo e teclado;

Daniel Romanetto – cavaco;

Giovani Loner - trombonista


O que esperar do tradicional desfile dos Demônios?

"Pretendemos escancarar e inundar de folia, irreverência e as muitas travessuras demoníacas à nossa Praça da Bandeira. Teremos alegorias, frases, personagens, carros alegóricos, mas todos ainda em fase de maturação criativa, pois, dependemos muito das pérolas dos políticos nacionais, estaduais e, principalmente, dos municipais para abrilhantarem nossa charge carnavalesca. Garantimos que poderá haver portas, chaves de comportas, CPIs, auditoria, comedoria, inspetoria, caloria, corregedoria, controladoria, curadoria, alegoria, defensoria, assessoria, euforia e, principalmente, muita alegria!", destacou o bloco.

O bloco também citou que nos últimos dois anos não puderam manter a tradição de abrir, oficialmente, o Carnaval itatibense. "Em 2022, recebemos novamente a `determinação oficial` para não desfilar. Como todo Demônio é obediente, não desfilamos na praça! Porém, nosso regimento interno é específico no seu artigo V: "o bloco não pode ficar fora dos eventos carnavalescos por dois anos seguidos, sob pena de impeachment em toda a sua diretoria". Então, um trenzinho com um carro de som foi disponibilizado aos nossos foliões e, para desgosto de secretários municipais, fizemos uma travessura carnavalesca e itinerante pela cidade", disse os Demônios.


"Mantivemos a nossa tradição em proporcionar a inclusão carnavalesca aos itatibenses e a atual diretoria demoníaca manteve o seu mandato, pela qual foram eleitos em 1977. Temos uma história carnavalesca marcada pela arte da adaptação, pela resiliência e insistência. Desde a ideia inicial do primeiro desfile em 1977 até hoje, soubemos nos adaptar. Deixamos a nossa Benjamin Constant, diminuímos um dia de desfile e perdemos e recuperamos as verbas oficiais da prefeitura. Prefeitos e secretários carnavalescos nos apoiaram muito, outros, insensíveis à cultura e tradição local, tentaram nos ignorar. Hoje, podemos dizer, sem constrangimento, que somos um Patrimônio Cultural Imaterial de Itatiba", finalizou o bloco.

Os demônios também estão nas redes sociais, acompanhe as páginas oficiais do bloco, no Facebook e no Instagram.

Programação do Carnaval 2023

A Prefeitura de Itatiba - até este dia 24/01- ainda não divulgou oficialmente a programação completa do Carnaval 2023, que vai de 17 a 21 de fevereiro. As atrações dos dias de folia, deverão ser concentradas na Praça da Bandeira, devido aos tradicionais blocos de rua de Itatiba.

Assim que a programação for divulgada, o Portal da Cidade atualizará este conteúdo.

Fonte:

Receba as notícias de Itatiba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário