Portal da Cidade Itatiba

CULTURA

Obras no Museu Padre Lima deverão ser iniciadas nas próximas semanas

Verba para melhorias e revitalização já havia sido anunciada em setembro de 2021, mas faltava a assinatura do convênio, realizada hoje, dia 11.

Publicado em 11/05/2022 às 17:46

(Foto: Arquivo/PMI)

O Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima, ponto turístico localizado na Praça da Bandeira, passará por obras para melhorias e revitalização. O contrato dos serviços foi assinado nesta quarta-feira, dia 11, pelo prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira e segundo a Prefeitura, as obras deverão ser iniciadas nas próximas semanas.

O pacote de melhorias, no valor total de R$ 513.924,58, será custeado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Itatiba e a pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A chegada dessa verba já havia sido anunciada em setembro de 2021, mas faltava a assinatura do convênio.

O convênio acontece por meio do programa que beneficia os Municípios de Interesse Turístico (MIT). Entre outras obras, o museu receberá nova pintura externa, reparos na cobertura, calhas e esquadrias, manutenção de pisos, adequação de sanitários e melhorias de acessibilidade, para atender um público cada vez maior.

A previsão informada pela Prefeitura é que as obras sejam concluídas em seis meses, período em que o museu ficará fechado para o público. “Inaugurado no ano de 1996 o Museu Padre Lima merece as obras ora projetadas. A readequação e reformas que serão realizadas devolverão à população um museu moderno e acessível”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo.

Vale ressaltar que todas as obras de melhorias foram deliberadas pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O projeto final foi elaborado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio de seus departamentos técnicos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.



Prédio histórico

Instalado no edifício colonial Solar dos Godoys Moreira, o prédio construído em 1875 é um exemplar arquitetônico e histórico de Itatiba.

Segundo o prefeito, o museu é uma das instituições culturais mais importantes da cidade e ponto de atração e informação turística. “Foi um ano e meio de espera até a possibilidade de uma retomada segura. Logo teremos um museu mais moderno, principalmente, acessível", disse, durante a assinatura.

Fonte:

Receba as notícias de Itatiba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias