Portal da Cidade Itatiba

PAPO DE ESPECIALISTA

Pandemia: As respostas estão nas pesquisas clínicas

A Pesquisa Clínica é a área responsável por planejar e executar este processo de testes, que passaram as vacinas da COVID-19.

Postado em 19/07/2021 às 08:44 |

(Foto: Arquivo pessoal)

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou a COVID-19 como uma pandemia em março de 2020, algumas palavras, que soaram inicialmente desconhecidas para muitos, passaram a integrar o vocabulário do cotidiano do brasileiro: SARS-CoV-2, pesquisa clínica, ensaios clínicos, variante, cepa, entre outras.

Devido à necessidade de entender a nova realidade causada pela cepa do coronavírus denominada de SARS-CoV-2, a população brasileira foi inserida na discussão do universo da Pesquisa Clínica que ocorre internacionalmente desde então.

Muitos se perguntaram: O que precisamos fazer para termos nossa vida normalmente? E a resposta está na Pesquisa Clínica.

As pesquisas clínicas têm como finalidade investigar novos tratamentos, novas formas de prevenção e diagnóstico com o objetivo de promover a melhora e o aumento da expectativa de vida da população. Neste contexto, temos o conceito dos ensaios clínicos, que são pesquisas clínicas que envolvem seres humanos nos quais são testados novos medicamentos, vacinas, cosméticos, dispositivos médicos e até mesmo alimentos.

Você já parou para pensar que grande parte dos produtos que consumimos nas drogarias, farmácias e supermercados passaram por várias etapas de testes antes de serem aprovados para comercialização?

Neste momento de pandemia, cientistas de todo o mundo concentraram seus esforços nesses testes para viabilizar vacinas seguras e eficazes. Por isso, neste momento temos a oportunidade de tomar estas vacinas de acordo com o cronograma dos estados e municípios em nosso país.

Assim, a Pesquisa Clínica é a área responsável por planejar e executar todo este processo de testes, que passaram estas vacinas da COVID-19, sendo necessária a aprovação prévia de todos os requisitos éticos e regulatórios de autoridades que visam sobretudo a proteção dos seres humanos que participam de forma voluntária destes estudos.

Augusto Figueiredo é farmacêutico e especialista em processos éticos e regulatórios de medicamentos.

CRF-SP 27893 - LinkedIn

Augusto Figueiredo/ Farmacêutico

Pesquisa Clínica

"As pesquisas clínicas têm como finalidade investigar novos tratamentos, novas formas de prevenção e diagnóstico com o objetivo de promover a melhora e o aumento da expectativa de vida da população"

Augusto Figueiredo/ Farmacêutico


Fonte:

Receba as notícias de Itatiba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias