Portal da Cidade Itatiba

PAPO DE ESPECIALISTA

Você já pensou em ser um profissional da área de saúde?

Para você que possui este desejo, a profissão de farmacêutico pode ser uma excelente oportunidade.

Publicado em 08/04/2022 às 14:33
Atualizado em

(Foto: Mateus Trevine/Portal da Cidade Itatiba)

O mercado farmacêutico brasileiro é o principal da América Latina e responde por cerca de 2% da economia mundial. Somado a este fato, a expectativa de vida no Brasil atingiu sua maior média histórica de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 76 anos. Com a previsão que o número de idosos triplique até 2050, o mercado farmacêutico vai necessariamente ter que se moldar para atender cada vez melhor as necessidades deste público.

Neste cenário, os novos profissionais da área de farmácia terão uma gama de oportunidades além das já apresentadas atualmente.

O campo de atuação é muito diversificado: drogarias, farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos. São mais de 70 possibilidades nestas áreas de atuação.

A profissão farmacêutica é de extrema importância para a sociedade, pois o profissional farmacêutico tem atuação muito próxima à população e na maioria das situações é ele quem vai sanar as dúvidas sobre o uso correto de medicamentos contribuindo para a efetividade do tratamento.

A pandemia intensificou a reflexão que saúde e bem-estar devem ser pontos focais para a prevenção de doenças. Por isso, o conceito de farmácias como plataformas de saúde nunca foi tão oportuno. Neste conceito conectamos pessoas, serviços e produtos com a finalidade de transformar o cuidado com a saúde em uma experiência diária em busca de uma sociedade mais saudável.

O “novo normal” muito provavelmente proporcionará uma nova realidade em que as pessoas busquem por mais serviços nas farmácias e drogarias, resgatando o antigo papel do farmacêutico no país. Esta realidade é comum em outros países como os Estados Unidos da América, que oferecem por exemplo o serviço de vacinação nas farmácias e que demonstra o quão conveniente uma farmácia/drogaria pode ser para um consumidor, além da importância do farmacêutico nestes estabelecimentos para a promoção de saúde da população.

Além do conhecimento técnico-específico para a área de atuação escolhida, espera-se que este novo profissional farmacêutico seja capaz de: ser objetivo e assertivo em sua comunicação, trabalhar em equipe multidisciplinar, ser potencial educador e/ou pesquisador e ser multifuncional.

Por fim, escolher um bom curso de graduação e ter mentores que possam nortear seu caminho, será um grande diferencial na construção de sua carreira como profissional farmacêutico.

Augusto Figueiredo/Farmacêutico

A profissão

O campo de atuação é muito diversificado: drogarias, farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos. São mais de 70 possibilidades nestas áreas de atuação"

Augusto Figueiredo/Farmacêutico

Fonte:

Receba as notícias de Itatiba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias