Portal da Cidade Itatiba

EM ITATIBA

Vereadores votarão projeto que incentiva à formação de grêmios estudantis

Ao todo, os vereadores de Itatiba, votarão 4 projetos de lei nesta quarta-feira, dia 11. Todos em 1ª discussão.

Publicado em 10/05/2022 às 12:36

(Foto: Luis Alexandre Padovani/CMI)

A 61ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba será realizada nesta quarta-feira, dia 11, às 17h. A Ordem do Dia tem quatro projetos de lei, que deverão ser apreciados em primeiro turno.

Entre eles está o PL 33/2022, de autoria do vereador Juninho Parodi (Avante), que institui o programa “Jovens Gremistas”, de incentivo à formação de grêmios estudantis na rede de ensino pública e privada do município.

O programa, promovido pela sociedade civil organizada, incentiva a criação, organização e atuação de grêmios estudantis na rede de ensino pública e privada. Alguns de seus objetivos são: representar o aluno em suas demandas e necessidades junto às escolas e realizar campanhas educativas com temas relacionados à democracia, à cidadania e ao protagonismo juvenil.

Por mais que algumas escolas já possuam um grêmio estudantil ativo, uma das ações que o PL propõe, é o incentivo na divulgação de ações das escolas com a criação de jornais/informativos e ações que englobam campanhas educativas com temas relacionados à democracia, à cidadania e ao protagonismo juvenil.

Jornais/informativos nas escolas

De acordo com o PL, caberá aos estabelecimentos de ensino interessados em aderir ao Programa a implantação de jornal estudantil ou periódico, a ser realizado nas dependências das escolas, com o objetivo de intensificar a interação entre alunos e professores, promovendo e estimulando a capacidade dos discentes na escrita, leitura, interpretação, raciocínio lógico, cultura e a socialização.

"Com o jornal ou periódico, promover-se-á a divulgação de matérias escritas que serão afixadas nos murais das escolas e mediante publicação nas mídias sociais da escola, com o escopo de fomentar matérias do cotidiano do grêmio estudantil e dos alunos em geral.

Não poderão ser produzidas matérias de cunho ofensivo, desrespeitoso, de apologia ao crime, bullying, chacota ou qualquer outra que ofenda a integridade moral de quaisquer integrantes do ambiente escolar.", diz o Projeto de Lei.

Outros projetos

Também entram em pauta, o PL 21/2022, de autoria do vereador Washington Bortolossi (Cidadania), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Taça Osmar Dalcin de Futebol”.

Para realização ou apoio ao evento, a Prefeitura poderá firmar parcerias com outros órgãos, iniciativa privada ou entidades do terceiro setor.

O PL 25/2022, de Carlos Eduardo Franco (Cidadania), institui o “Dia do Abutre’s Moto Clube Raça em Extinção” e dá outras providências.

A data passará a constar no Calendário Oficial e será comemorada anualmente em 13 de setembro.

Denominação de via

O PL 29/2022, de Galo Herculano (Cidadania), denomina via de loteamento. A Rua 02, localizada no Loteamento Industrial “Centro Empresarial Roque Faccina”, passa a ser denominada “Jaciro Delbuono”.



Fonte:

Receba as notícias de Itatiba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias